Muito se fala sobre marketing digital hoje em dia, afinal, uma das maiores preocupações de empresas (sejam elas grandes, médias ou pequenas) é garantir uma boa presença na web e conseguir utilizar todas as ferramentas virtuais para potencializar o crescimento de sua marca.

O marketing digital engloba uma série de ações, com destaque para trabalhar o chamado SEO de uma página, seja ela um blog ou um site. Um dos pontos mais importantes e eficazes nas estratégias de SEO é o chamado linkbuilding, que, de forma bem resumida, podemos definir como a ação de ter links de outras páginas em publicações próprias (e vice-versa) e, assim, garantir uma boa posição em sites motores de buscas, como o próprio Google.

Você está por dentro de como utilizar o linkbuilding em sua página e impulsionar a sua presença na web? Quais são as melhores estratégias de linkbuilding? É o que veremos neste artigo. Siga a leitura!

Qual a importância dos links?

Começamos este artigo explicando o que é o linkbuilding. Como vimos, essa estratégia aumenta a relevância de um site, já que influencia nos algoritmos com os quais essa página é percebida pelos motores de busca. Ao fazer isso, o que se logra é um melhor posicionamento no ranking do Google (e de outros buscadores populares), aumentando o tráfego qualificado da página e/ou publicação.

Os links, para terem o efeito desejado, precisam ser de qualidade. Por isso, na hora de elaborar um plano estratégico para linkbuilding, é necessário pensar em links que tenham valor nos sites de busca. Também é importante conter links de domínios variados e que já exerçam influência positiva na web.

No tópico seguinte, veremos as principais técnicas para linkbuilding e quais são as mais eficazes.

Quais as melhores técnicas de linkbuilding?

O plano estratégico de marketing digital deve ser feito através de uma pesquisa sobre a marca e seu público-alvo, a fim de que as ferramentas utilizadas sejam mesmo eficazes. Quando pensamos em técnicas de linkbuilding, podemos destacar aquelas que são mais eficientes, vejamos:

O uso de guest post

O guest post (ou, em português, postagem de um convidado) é uma ação interessante de linkbuilding. Na prática, essa ação é a de elaborar e planejar um post para outro blog ou site, inserindo, nesse conteúdo convidado, o link para a própria página ou perfil de rede social.

É importante ter em mente que, embora muito eficiente, a prática do guest post deve ser utilizada com cuidado. Quando feita em exagero, o Google reconhece a página como spam, devido ao número excessivo de links convidados.

Uma vantagem dessa ação é a de poder escolher qual link será utilizado, garantindo que ele seja de interesse do público-alvo e possa gerar tráfego de qualidade.

Tradução de conteúdos em outros idiomas

Uma das estratégias interessantes para linkbuilding é conseguir autorização de sites de referência para traduzir conteúdo. Geralmente, esse tipo de link é muito qualificado e exercem influência no nicho ao qual pertencem.

Depois de traduzir os conteúdos que julgar interessantes, será necessário entrar em contato novamente com a página da postagem original, verificando a possibilidade de que insiram um link de redirecionamento para a nossa página.

Faça referência à marca

Uma das estratégias para crescer é fazer referência à marca, mesmo sem utilizar um link específico para isso. Com ferramentas corretas, é possível monitorar o número de menções em outros sites e, assim, verificar a relevância dessas páginas para gerar tráfego qualificado em nosso próprio site ou blog.

Invista em conteúdo original e de qualidade

No marketing digital, há o chamado crescimento orgânico, que é quando uma página cresce devido à influência positiva do conteúdo postado, bem como por se tornar referência em determinado assunto ou área.

Vale destacar que o crescimento orgânico depende, em grande parte, de conteúdos originais, chamativos e bem planejados, nos mais diversos formatos web. Além disso, como já falamos neste artigo, um plano estratégico de SEO é essencial.

Dúvidas? Você pode entrar em contato com a gente para saber mais sobre esse assunto!