Conseguir uma boa presença na web é uma preocupação que toda marca tem hoje em dia. Afinal, as redes sociais, blogs e sites passaram a ser importantes ferramentas de propagação de informação, venda de produtos ou serviços, conscientização sobre uma causa, divulgação de trabalhos artísticos, entre outras muitas funções.

Para garantir uma boa presença na web, aumentar o tráfego orgânico do site é muito importante. Afinal, é através desse tráfego que se logra atingir os objetivos, que podem ser a concretização de uma compra ou quaisquer outros tipos de call to action.

Você sabe o que é o tráfego orgânico? E quais são as melhores técnicas para aumentar esse tipo de tráfego?

Neste artigo, respondemos essas perguntas para que você tire todas as suas dúvidas e saiba o que fazer para aprimorar o seu marketing digital e conseguir uma melhor presença na web!

O que é tráfego orgânico?

Quando falamos sobre as visitas (os cliques) em sites ou blogs, temos dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago.

O tráfego pago, como o nome já diz, é aquele no qual se paga um determinado valor para exibir um anúncio e garantir likes nas redes sociais ou visitas em uma determinada página web, que pode ser um blog ou um site. Os preços, para esse tipo de tráfego, costumam ser altos e nem sempre o retorno é o esperado, já que não se trata necessariamente de um tráfego qualificado.

Já o tráfego orgânico é o natural. Aquele que as pessoas chegam até uma página web depois de realizarem uma busca em um dos principais buscadores, sendo eles o Google, o Yahoo ou o Bing, por exemplo. A forma utilizada para conseguir visitantes assim é através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que, em português, poderíamos traduzir como técnicas para otimizar os resultados de busca, aparecendo entre os principais. Nesse tipo de cliques, o que se consegue é um tráfego qualificado.

Vale destacar que o que chamamos de tráfego qualificado é aquele que atrai visitantes realmente interessados pelo tema da página web e, por essa razão, a visita pode levar à concretização de uma ação, como a venda de um produto ou a contratação de um serviço. Esse é, portanto, o tipo de tráfego mais visado pelas marcas!

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site?

A melhor forma de impulsionar a presença na web é contar com um plano estratégico de marketing digital. Esse plano, quando bem feito, envolve várias etapas, que vão desde a definição das personas – o público alvo principal – até a elaboração de conteúdos e ações para chegar a elas com eficiência.

Aumentar o tráfego orgânico do site é uma das muitas ações que compõem um plano estratégico de marketing digital. Algumas técnicas eficazes para isso são:

  1. Crie Conteúdo Relevante

É extremamente importante contar com conteúdo relevante, original e bem escrito. Afinal, as postagens influenciam diretamente na presença que uma marca tem na web. Vale destacar que o conteúdo considerado relevante é o que tem utilidade para determinado público-alvo e persona. Ou seja: um mesmo conteúdo, por melhor que seja, pode não ter o mesmo efeito em uma e outra pessoa, caso seus perfis sejam diferentes.

  1. Conheça seu público-alvo

O que vimos no tópico anterior nos traz diretamente a esse: conhecer o público-alvo do site e a persona para cada conteúdo. Só assim é possível pensar e concretizar estratégias eficientes de marketing digital, levando em consideração as características do público-alvo e as etapas de compra na qual se encontram as personas nele presentes.

  1. Faça um uso correto de palavras-chave

Na elaboração de conteúdo escrito, o uso das palavras-chave é essencial para aumentar tráfego orgânico. Afinal, os sites de busca, como o Google, utilizam esse tipo de mecanismo para entender do que se trata determinada página web e, assim, fazer com que ela apareça ou não nas buscas relacionadas. Usar palavras-chave não é simplesmente acrescentá-las no texto inúmeras vezes. É preciso dar sentido a elas e conhecer o seu melhor uso.

  1. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são excelentes plataformas para atrair pessoas a um site ou blog ou, em outras palavras, aumentar o tráfego orgânico. Por isso, pensar em estratégias para ter uma boa presença nas redes é muito importante. Os likes e compartilhamentos ajudam a atrair e fidelizar um público, especialmente porque as redes contam com inúmeras ferramentas – visuais e de conteúdo escrito – que facilitam a propagação de uma ideia, serviço ou produto.

  1. Mesmo conteúdo. Diferentes formatos digitais.

Paralelamente ao que vimos no tópico anterior, está a técnica de divulgar o mesmo conteúdo, mas em formatos digitais diferentes. Por exemplo: além de criar um texto completo, útil e interessante, reproduzir esse conteúdo através de imagens, vídeos, infográficos ou podcasts, por exemplo. Essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada e é eficaz para aumentar o tráfego orgânico.

 

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Fontes:

http://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-trafego-organico

https://rockcontent.com/blog/o-que-e-trafego-organico/