As plataformas digitais – como sites, blogs e as diversas redes sociais hoje disponíveis – são importantes aliadas de qualquer tipo de negócio atualmente. Para crescer como marca, ter uma boa presença na web é imprescindível.

Essas plataformas, no entanto, só cumprirão o seu papel se houver um tráfego qualificado de pessoas que, a partir do envolvimento com a página, contratarão um serviço ou comprarão um produto, por exemplo.

O tráfego qualificado não é o mesmo que o tráfego comum. E, para atrai-lo, algumas ferramentas são muito eficazes.

Se você ainda não entende bem as diferenças entre o tráfego comum e o qualificado, esse artigo é para você! Além de explicar melhor esse assunto, separei quais são as melhores estratégias para gerar tráfego qualificado e utilizar a web como uma importante ferramenta de crescimento para você e sua empresa. Boa leitura!

O que é tráfego qualificado?

Nos últimos dias, viralizou na web a história de uma blogueira americana que, mesmo com milhões de seguidores, conseguiu vender pouco mais de 30 camisetas de uma marca parceira.

Esse é um bom exemplo para ilustrar o que é tráfego qualificado e o que não é. Essa blogueira tem altíssimo tráfego comum – pessoas que visitam a sua página e, muitas vezes, até mesmo interagem com ela –, porém não tem tráfego qualificado, que são as visitas de quem realmente se interessa pelo conteúdo abordado e tem chances de concretizar a chamada call to action (chamada para ação), que pode ser uma venda de camisetas, como no nosso exemplo.

Para resumir: tráfego qualificado é aquele que pode gerar compras, seja de produtos ou serviços, ou de outros tipos de call to action. São visitantes interessados cujas visitas têm grandes chances de serem convertidas em algo maior – que é o objetivo de quem faz a página.

Quais são as melhores estratégias para atrair tráfego qualificado?

Agora que já sabemos o que é, de fato, o chamado tráfego qualificado, veremos algumas estratégias para atrai-lo até a sua página, site ou blog. Confira!

  1. Estabeleça um público-alvo

O primeiro passo para começar a elaborar um plano estratégico e gerar tráfego qualificado para uma página web – seja ela um blog ou um site – é estabelecer qual será o público-alvo.

A partir disso, é que devem ser decididas outras questões, como a linguagem utilizada nas postagens e o conteúdo de tais publicações. Da mesma forma, os diferentes perfis de público-alvo demandam estratégias diferentes entre si, já que cada realidade tem um processo de compra diferente e é atraído por temas e produtos também distintos.

  1. Aplique as técnicas de SEO

Um erro muito comum é pensar que as famosas técnicas de SEO – Search Engine Optimization – se reduzem apenas ao uso de palavras-chave numa mesma postagem e em uma determinada quantidade.

Otimizar os mecanismos de buscas e, assim, fazer com que sua página apareça quando os usuários pesquisarem temas relacionados, envolve outras ações além das palavras-chave, entre elas, a regularidade das postagens (ou seja, numa frequência satisfatória), a geração de conteúdo original e utilizar links internos, que são os que levam para outras postagens da mesma página.

  1. Utilizar links patrocinados

Firmar esse tipo de parceria é uma estratégia altamente eficaz, especialmente a curto prazo. Na prática, isso significa ser “indicado” por outras páginas e marcas, que já estão consolidadas no mercado e, portanto, têm um amplo alcance.

Investir nesse tipo de ação demanda cuidados e, se possível, a orientação de profissionais que entendam de marketing digital.

  1. Utilizar estratégias visuais

Nas campanhas de marketing para um site ou blog, costuma-se dar muita atenção para as publicações escritas, os textos padrão. Se bem é verdade que, para gerar tráfego qualificado, contar com conteúdo interessante e original é um requisito, também é necessário pensar em outras estratégias.

Essas estratégias são, por exemplo, os vídeos, as fotos e outros tipos de imagens, como infográficos. Essa é uma maneira diversificada e eficaz para atrair pessoas e conseguir transmitir seu conteúdo (e seu call to action) de um jeito eficiente e interessante.

  1. Considere publicar um e-book

Os e-books – livros digitais – têm sido cada vez mais utilizados para atrair tráfegos qualificados para blogs ou sites. Utilizados para redirecionar os usuários para uma página específica, os e-books contam com a vantagem de atrair quem está realmente interessado no tema em questão, o que, como vimos até aqui, faz parte do chamado tráfego qualificado – aquele com chances de ser concretizado em um call to action.

Vale lembrar que, assim como acontece no conteúdo do seu site ou blog, o que é disponibilizado no e-book precisa ter qualidade e ser original.

Dúvidas? Entre em contato!

 

Fontes:

https://rockcontent.com/blog/como-gerar-trafego/

https://blog.mendelsonthome.com.br/como-atrair-trafego-qualificado-para-o-blog/

https://blog.lahar.com.br/geracao-leads/como-gerar-trafego-qualificado/